Empresa de laticínios de SC é liberada para funcionamento após surto de intoxicação

Indústria estava interditada desde o dia 21 de setembro pela intoxicação de 25 crianças e um adultoA partir desta quinta, dia 4, a empresa de laticínio Holandês voltará a funcionar e produzir leite e derivados em Santa Catarina. A empresa estava interditada desde o dia 21 de setembro, quando foi detectado que dois lotes causaram intoxicação em 25 crianças e um adulto. Os produtos produzidos a partir deste dia 4 de outubro estão liberados para o consumo.

A desinterdição da empresa para o funcionamento foi anunciada na manhã desta quinta em coletiva da Vigilância Sanitária estadual e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Pelos testes realizados em amostras colhidas em leite e derivados foi constatada a presença de nitrito e nitrato e problemas na limpeza do equipamento de pasteurização do leite. Desde então, 35 toneladas de derivados e 27,5 toneladas de leite foram descartados.

A pedido da Cidasc, a empresa contratou duas assessorias que farão fiscalização do processo produtivo e administrativo. De acordo com o médico-veterinário da empresa, Luiz Simas Custódio, a produção volta à normalidade nesta quinta, envolvendo 80 funcionários que estavam paralisados há 14 dias.

Diariamente, a empresa produzirá 30 mil litros de derivados e 20 mil litros de leite, proveniente de 660 produtores de Santa Catarina. A empresa não revelou o prejuízo em reais e poderá ainda ser multada pelas intoxicações causadas. A Cidasc instaurou dois processos administrativos para analisar a ocorrência e tem 90 dias para a conclusão