Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Empresas de laticínios são autuadas no Rio Grande do Sul

Análises indicam produção de alimentos impróprios para consumoDuas indústrias gaúchas de laticínios, que desde quarta-feira, dia 30, estão proibidas de vender determinados tipos de leite, até essa quinta-feira, dia 31, não haviam enviado laudo à Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul comprovando a regularização das linhas de produção.

Só quando isso ocorrer, poderão retomar a colocação desses produtos no mercado. Na sexta-feira passada, a Justiça deferiu duas liminares solicitadas pelo Ministério Público, autorizando a coleta de amostras de leite nas duas empresas. As análises, feitas no laboratório do Centro Universitário Univates, em Lajeado, apontaram que ambas processavam alimentos impróprios para o consumo.

O leite tipo C resfriado, produzido e vendido pela Fischer Milk Indústria de Laticínios, de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, continha adição de água. No caso da VRS Indústria de Laticínios Ltda., de Estrela, no Vale do Taquari, os leites tipos C e B apresentaram adição de soro e de substância que corrige a acidez. No leite integral, foi constatada a presença de sacarose, normalmente utilizada para compensar a diluição do produto com água ou soro, além de corrigir a acidez.

Segundo o promotor Rossano Biazus, parte do lote irregular da empresa de Venâncio Aires chegou a ser vendido, mas não foi encontrado no mercado para ser recolhido. No laticínio de Estrela, os produtos não saíram da indústria.

Nesse caso, o Ministério Público trabalhou em rede com o Centro Integrado de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, que instaurou inquéritos civis para apurar os casos. Os representantes dos estabelecimentos responderão ações na área cível e poderão ser responsabilizados criminalmente.

Sair da versão mobile