Encontro Nacional da Pecuária de Corte busca soluções para problemas na cadeia produtiva da carne

Evento realizado em Cuiabá (MT) nesta segunda, dia 9, reuniu diversas entidades ligadas ao setorA Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) realizou nesta segunda, dia 9, o segundo Encontro Nacional da Pecuária de Corte em Cuiabá, capital do Estado. Reunidos no mesmo espaço, pecuaristas, indústrias e varejo, os três principais elos da cadeia da carne, buscaram debater a relação precuarista-indústria e a construção de ferramentas visando criar um novo canal de relacionamento e o fortalecimento de toda a cadeia da carne no país.

Apesar de ser tema recorrente em todos os debates sobre a realidade da cadeia produtiva da carne, a concentração dos abates nas mãos de poucas indústrias na região não teve muita atenção no encontro. O principal enfoque foi a busca de um denominador comum para garantir maior rentabilidade a todos os segmentos que compõem o setor.

Na avaliação do segmento, entre as diretrizes que podem permitir o avanço da atividade, está o fim da polêmica envolvendo o rendimento de carcaça contabilizado na indústria. Também é preciso buscar em conjunto linhas de créditos para resolver problemas crônicos, como a falta de pastagem, além de criar condições para garantir a qualidade da carne, melhorar o marketing do setor e conquistar novos mercados.

Confira a reportagem no Rural Notícias: