Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Endividamento de frigoríficos preocupa analistas de mercado

Balanço divulgado nesta segunda aponta perdas de R$ 138 milhões da Marfrig no quatro trimestre de 2011A situação dos frigoríficos, que têm apresentado resultados negativos, chama a atenção de analistas de mercado, principalmente por causa do alto nível de endividamento. Algumas empresas chegam a ter dívida três vezes maior do que o lucro, sem contar o pagamento de impostos. A Marfrig apresentou perdas no quarto trimestre de 2011, de acordo com balanço divulgado nesta segunda, dia 26. Entre outubro e dezembro do ano passado, o prejuízo foi de R$ 138 milhões. Já na JBS, o último trimestre de 2011

– São custos subindo acima da capacidade de repasse para os preços das carnes de uma forma geral, falando aí de todas as carnes. É normal que, nesse período, o preço das carnes suba, mas isso tem sido insignificante para gerar caixa o suficiente para reduzir o endividamento das empresas. Já tem um tempo que essas empresas, as que estão listadas no Brasil, as maiores, têm mostrado dificuldade em reduzir os seus níveis de alavancagem e o mercado começa a cobrar isso de uma maneira mais sistemática – aponta o analista de mercado Cesar de Castro Alves.

Ele acredita que o setor ainda deve sofrer pressão do lado dos custos. Avalia, no entanto, que a pior fase pode ter passado e cita como exemplo a carne bovina. Para o profissional, os preços do boi indicam queda, o que pode aliviar um pouco a situação das empresas. Quem deve ficar atento é o pecuarista que fornece matéria-prima para as empresas.

– Quando a empresa, que é o comprador do seu produto, está apertada, significa mais risco para o seu negócio. Para o pecuarista, o que ele pode fazer se estiver cético em relação à capacidade de pagamento dessas empresas, é vender à vista. Ele tem essa opção – diz.

Sair da versão mobile