Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Entidade pede que União Europeia bloqueie importação de carne de cavalo do Brasil

Produção e transporte dos equinos teria deficiências no país e não atenderia às normas de segurança europeias, afirma órgão que  trabalha para o bem-estar animal

Fonte: Divulgação/Pixabay

A Humane Society International (HSI) está cobrando que a União Europeia bloqueie as importações brasileiras de carne de cavalo. A comissão, que trabalha em prol do bem-estar animal, alega que o Serviço Alimentar e Veterinário da UE, em sua mais recente auditoria no Brasil, encontrou “grandes deficiências” na produção de carne de cavalo destinada à exportação para o bloco econômico.

Segundo a HSI, o comitê da UE observou que o plano brasileiro de controle de resíduos 2014 e 2015 para cavalos não atende às normas de segurança alimentar da UE. “À luz desta informação mais recente, a HSI Europa está instando a Comissão Europeia a suspender as importações de cavalos brasileiros”, diz nota publicada pela HSI.

Na nota, o diretor executivo europeu da HSI, Joanna Swabe, afirma: “É tempo de a Comissão Europeia suspender a importação de carne de cavalo brasileira, que coloca em risco a saúde dos consumidores da UE e que causa sofrimento aos cavalos abatidos no Brasil”. 

O texto acrescenta preocupações sobre a forma como os animais são transportados no Brasil, o que comprometeria o bem-estar dos animais. 

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior (MDIC), o Brasil exportou, no ano passado, 2,775 mil toneladas de carne de cavalo, com faturamento de US$ 7,53 milhões. Só para a União Europeia, foram 2,257 mil toneladas, com faturamento de US$ 6,05 milhões. 

Sair da versão mobile