Entrada da Rússia na OMC abre mercado para produtos agrícolas da Austrália

Ministros de comércio vão aprovar formalmente o acordo com a Rússia em conferência da OMC que será realizada em dezembroA entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC) vai garantir melhor acesso dos exportadores de produtos agrícolas, metais e serviços da Austrália, de acordo com o ministro do comércio australiano, Craig Emerson. Ministros de comércio vão aprovar formalmente o acordo com a Rússia em conferência da OMC a ser realizada em dezembro, na cidade de Genebra.

Segundo Emerson, haverá um acesso melhor da carne bovina, da carne de cordeiro, de laticínios e couros produzidos na Austrália. Ele acrescentou, em comunicado, que as tarifas sobre vinho serão reduzidas de 20% para 12,5% dentro de quatro anos. A Rússia já é o quarto principal destino das exportações de carnes australianas.

Como parte do processo de entrada na OMC, a Rússia concordou em não estabelecer subsídios para exportação de produtos agrícolas e em reduzir algumas das tarifas de importação existentes, recordou Emerson. Tarifas sobre alumínio, ferro, cobre, chumbo e zinco serão reduzidas para 2% a 3% dentro de dois anos. Além disso, segundo Emerson, será garantido o acesso ao mercado russo na prestação de serviços de engenharia, negócios, educação superior e consultoria em mineração.