Equipe veterinária confere animais que participarão do Congresso do Quarto de Milha 2014

Além da Guia de Trânsito Animal, são exigidos atestados de influenza, de sanidade e exames negativos de anemia infecciosa equina e de mormoFoi dada a largada para as provas do 24º Congresso Brasileiro do Cavalo Quarto de Milha e do 3º Campeonato Latino Americano. Em Avaré, no interiro de São Paulo, para onde se olha, o que se vê são cavalos. O Quarto de Milha é a grande atração desta semana na cidade.

• Mais de dois mil animais estarão no 24º Congresso Brasileiro do Cavalo Quarto de Milha
 
As provas acontecem simultaneamente em três pistas diferentes. Foram recebidas 5.150 inscrições e mais de dois mil cavalos vão competir. Todos os animais passarão por uma triagem e serão numerados.     

O veterinário Carlos Schutzer, responsável técnico pelo evento, conta com a ajuda de 20 estudantes de medicina veterinária. Essa equipe é responsável por verificar toda a documentação dos animais que chegam ao Parque de Exposições de Avaré. Documentos que vão além da Guia de Trânsito Animal. São exigidos atestados de influenza, de sanidade e exames negativos de anemia infecciosa equina e de mormo.

• Acompanhe mais notícias sobre o cavalo quarto de milha

Durante o Congresso realizado em abril do ano passado, um caso de mormo obrigou mais de 1.500 animais a ficarem no parque em quarentena. Eles foram liberados depois que um segundo exame descartou a doença, três semanas após o fim do evento.   

Clique aqui para ver o vídeo