O escândalo chegou até o McDonald’s do Japão, que poderia ter recebido a carne de frango fora do prazo de validade. A filial japonesa da rede, que tem mais de 3.000 restaurantes no país, anunciou que não comprará mais carne China.
As vendas do McDonald’s no Japão caíram 18% em julho na comparação com o mesmo período de 2013, informou a companhia nesta terça, dia 5. Segundo a rede de fast food, o desempenho mais fraco se deve ao escândalo.
Segundo agências internacionais, a presidente do McDonald’s japonês, Sarah Casanova, cogitou a possibilidade de importar carne de frango da Tailândia e do Brasil, para responder à preocupação dos clientes.
Logo após as denúncias, a Yum Brands suspendeu novas compras da companhia. A Yum Brans é controladora das marcas Pizza Hut e KFC – essa última a maior rede de fast-food da China. Segundo a Yum, o OSI Group, grupo americano que controla a Xangai Husi, não era um grande fornecedor do KFC e da Pizza Hut, mas a cobertura da mídia influenciou negativamente para as atividades das marcas da empresa.
A segurança alimentar é um assunto sensível na China. Durante os últimos anos, existiram casos de falsificação de alimentos, remédios e outros produtos que causaram problemas de saúde no país. Por causa disso, as empresas internacionais de fast-food são mais confiáveis na visão dos chineses do que suas competidoras locais.