Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Escândalo de carne vencida na China pode beneficiar outros mercados

A filial japonesa do McDonald's, que comprava carne de frango do vizinho, citou o Brasil como um possível fornecedorNo final de julho, a agência de segurança alimentar da China anunciou uma inspeção nacional sobre as fábricas de processamento e os fornecedores de carne utilizados pela empresa Xangai Husi Food, acusada de vender carne vencida a vários restaurantes do país asiático.

O escândalo chegou até o McDonald’s do Japão, que poderia ter recebido a carne de frango fora do prazo de validade. A filial japonesa da rede, que tem mais de 3.000 restaurantes no país, anunciou que não comprará mais carne China.

As vendas do McDonald’s no Japão caíram 18% em julho na comparação com o mesmo período de 2013, informou a companhia nesta terça, dia 5. Segundo a rede de fast food, o desempenho mais fraco se deve ao escândalo.

Segundo agências internacionais, a presidente do McDonald’s japonês, Sarah Casanova, cogitou a possibilidade de importar carne de frango da Tailândia e do Brasil, para responder à preocupação dos clientes.

Logo após as denúncias, a Yum Brands suspendeu novas compras da companhia. A Yum Brans é controladora das marcas Pizza Hut e KFC – essa última a maior rede de fast-food da China. Segundo a Yum, o OSI Group, grupo americano que controla a Xangai Husi, não era um grande fornecedor do KFC e da Pizza Hut, mas a cobertura da mídia influenciou negativamente para as atividades das marcas da empresa.

A segurança alimentar é um assunto sensível na China. Durante os últimos anos, existiram casos de falsificação de alimentos, remédios e outros produtos que causaram problemas de saúde no país. Por causa disso, as empresas internacionais de fast-food são mais confiáveis na visão dos chineses do que suas competidoras locais.

Sair da versão mobile