Especulação continua marcando os negócios no mercado do boi gordo em todo Brasil

Conforme a Scot Consultoria, há muitas tentativas de compra abaixo do preço de referênciaAs tentativas de compra abaixo da referência no mercado do boi gordo são muitas e acontecem em todo o país. De acordo com a Scot Consultoria, a safra, ao mesmo tempo em que aumenta o volume de bovinos terminados, permite ao pecuarista manter os animais no pasto a fim de negociar preços melhores, aliviando a pressão de baixa.

Com isso, a especulação sobre os preços é grande. Em São Paulo existem ofertas de compra entre R$ 94,00 por arroba e R$100,00 por arroba, à vista, livre de Funrural. Nos valores menores o mercado trava. Estas ofertas são de indústrias com escalas mais confortáveis, testando o mercado, ou então frigoríficos que compram animais em Estados vizinhos para completar as programações de abate.

A demanda fraca é o principal fator baixista do mercado. Os preços no atacado sem osso estão há quatro semanas em queda. O cenário de especulação não é exclusivo do centro-sul do Brasil.

No Rio Grande do Sul, a forte seca castiga os pastos e reduz de forma significativa a oferta, o que mantém o mercado firme. Conforme a Scot, a expectativa é que vendas de carne melhorem a partir da próxima semana, o que pode favorecer reajustes nos preços da arroba.