Secretários de Agricultura, representantes de produtores e indústrias pediram ao ministro a vinda de uma missão da União Européia para reavaliar a situação de criatórios e frigoríficos de suínos do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais.
? Nós estamos prontos a qualquer momento exportar, temos plantas aprovadas pela União Europeia e produção também ? disse o secretário de Agricultura do RS, João Carlos Fagundes Machado.
O Ministério da Agricultura prometeu ajudar. Porém, antes de convidar os europeus para uma visita ao país, decidiu fazer uma auditoria nos Estados.
? Nós vamos discutir com os serviços estaduais de Defesa Agropecuária, propondo um calendário onde essas auditorias poderão estar programadas ? afirmou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Inácio Kroetz.
O Brasil não exporta carne suína in natura para a União Européia desde o final da década de 70. No ano passado, o sistema de produção catarinense foi inspecionado, mas até agora não há autorização para o comércio.