Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estiagem do início do ano deve afetar índice de natalidade de terneiros no Rio Grande do Sul

Segundo análise da Emater, redução de nascimentos pode chegar a 50%Os efeitos da seca no verão passado ainda são sentidos na metade Sul do Rio Grande do Sul. Segundo análise da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a falta de comida e água aos animais durante o período deve fazer com que haja diminuição de nascimentos de terneiros durante a primavera.

O período da estiagem coincidiu com a época de concepção dos animais no campo. A redução, segundo o assistente técnico em pecuária da Emater em Bagé (RS), Fábio Schlick, pode chegar a 50%.

? A estiagem coincidiu com a temporada de reprodução dos animais. Como faltou alimento de qualidade e, em alguns casos, até água, houve uma redução drástica na concepção de terneiros, o que deve se refletir na próxima temporada de parição, que se inicia nos meses de agosto e setembro ? explica.

O técnico orienta que o criador deve passar pelo período de carência durante o inverno com formas de manejo diferenciadas e o uso de suplementos. Depois, segundo ele, o produtor deve se planejar para que os animais tenham condições corporais para fazer a concepção e, após a parição, repetir a cria.

Sair da versão mobile