Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estrangeiros buscam genética animal e maquinários agrícolas nacionais na Expointer

Delegações vindas de diversos países irão reforçar as projeções de negócios na feira, principalmente de exportação de sêmen e embriõesReconhecido no Exterior, o potencial agropecuário do Brasil estará no centro das atenções durante a Expointer ? quando criadores e empresários estrangeiros voltarão seus olhares para a genética animal e maquinários agrícolas nacionais. Delegações vindas de diversos países irão reforçar as projeções de negócios na feira, principalmente de exportação de sêmen e embriões.

Até agora, foram confirmadas representações de oito países da Europa e da América do Norte e Sul. Além das presenças oficiais de embaixadas, consulados e governos no pavilhão internacional do parque Assis Brasil, o evento receberá visitantes vindos das mais diferentes nações.

? Boa parte da projeção que o Brasil está tendo no Exterior está ligada ao agronegócio ? afirma o coordenador da assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do governo do Rio Grande do Sul, Tarson Núñez.

Os estrangeiros serão trazidos à feira por associações de criadores, que buscam vender a qualidade genética lá fora. A Associação Brasileira de Hereford e Braford, em parceria com a Apex-Brasil, fechou um roteiro com uma comitiva estrangeira que irá conhecer centrais de inseminação artificial no Interior e acompanhar julgamentos de raças na Expointer. Desde o fim de semana, a secretária-geral do Conselho Mundial do Hereford, a neozelandesa Jan Wills, está no Estado para conhecer a genética dos criatórios gaúchos. Na sexta, dia 26, ela se integra ao grupo de cinco colombianos e um nigeriano que farão parte do Projeto Imagem.

? Trouxemos esses criadores, técnicos e jornalistas ao Estado para valorizar a nossa genética nos países potenciais compradores ? disse o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa.

Jurado americano avaliará animais

A Associação Brasileira de Angus trará para a feira o jurado Randy Daniels, técnico da American Angus Beef, que participará das pistas de julgamento de rústicos e de argola.

O presidente da entidade, Paulo de Castro Marques, explica que barreiras sanitárias dificultam a exportação de animais, por isso a aposta na venda de sêmen e embriões.

Delegações da Argentina e do Uruguai também virão com vistas à exportação de material genético. A participação estrangeira de animais será representada na feira por cavalos crioulos de Uruguai e Argentina.

A Expointer 2011, que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), começa no próximo sábado, 27 de agosto, e segue até o dia 4 de setembro.

Sair da versão mobile