Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estudo divulga tamanho de área que deixou de ser desmatada em MT

Pesquisa avaliou a área utilizada para atender a pecuária, levando em conta o cruzamento entre o crescimento do rebanho e a expansão da atividadeA Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) divulgou nesta quarta, dia 20, um estudo sobre o tamanho da área que deixou de ser desmatada nos últimos 15 anos para atender a pecuária em Mato Grosso. Os números, levantados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), levam em conta o cruzamento entre o crescimento do rebanho e a expansão da atividade.

De acordo com a pesquisa, entre 1996 e 2010 o rebanho mato-grossense cresceu 85%, saltando de 15,5 milhões para 28,7 milhões de bovinos. No mesmo período, a área destinada à atividade aumentou apenas 18%, passando de 21,7 milhões para 25,8 milhões de hectares. Segundo a Acrimat, este resultado é reflexo direto do investimento em tecnologia, através da melhoria genética do rebanho e também das pastagens. A soma permitiu o maior suporte de animais no campo.

Há 15 anos o indicador era de 0,72 cabeças por hectare e atualmente subiu para 1,12 cabeças. Ainda segundo o estudo, o investimento do pecuarista na atividade evitou a abertura de pelo menos 16,8 milhões de hectares no Estado.

O estudo também revelou a evolução dos abates, que saltaram 297% no período. Já as exportações de carne bovina surpreenderam e registraram um crescimento de 168% nos últimos 15 anos.

Sair da versão mobile