Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EUA podem abrir mercado para carne suína brasileira em 2010, diz Abipecs

Presidente da entidade está em Washington para fazer o acompanhamento de consulta públicaO presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, acredita na abertura do mercado norte-americano à carne suína brasileira ainda em 2010. Camargo Neto está em Washington para fazer o acompanhamento da consulta pública que deverá levar à abertura do mercado norte-americano para as exportações de Santa Catarina.

Ele se reuniu nesta segunda, dia 27, com o subsecretário de Comercialização e Programas de Regulamentação do Ministério da Agricultura dos EUA, Edward Avalos, que mencionou que esperava poder concluir o processo ainda em 2010. Também estiveram presentes no encontro John Clifford, veterinário chefe do Animal and Plant Health Inspection Service (Aphis, autoridade sanitária norte-americana), Diego Bonomo, do Brazil Information Center (BIC), e John Reddington, consultor da Abipecs.

Em nota encaminhada à imprensa, Camargo Neto conta que Clifford explicou que todas as manifestações feitas na consulta pública serão respondidas pela autoridade sanitária, mas disse que não poderia garantir um prazo para a conclusão do processo e abertura do mercado, pois ainda não se sabe como serão essas manifestações. Ainda assim, o presidente da Abipecs classificou a reunião como “muito construtiva e cordial”.

? Esperamos abrir o mercado norte-americano ainda em 2010 ? disse em nota.

Segundo a Abipecs, a análise de risco do Aphis é conservadora, pois estudos realizados pela entidade indicam que o risco apresentado pela carne brasileira é mínimo ou quase zero, mesmo em regiões onde o status sanitário é livre de febre aftosa com vacinação.

? Santa Catarina tem longo período sem qualquer foco das enfermidades pesquisadas e se encontra sob elevado sistema de vigilância e emergência sanitária ? lembra Camargo Neto.

Sair da versão mobile