Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exemplos de melhoramento genético são destaque na Expozebu

Projeto apresenta propriedades modelo na feira de UberabaA Expozebu 2012, que ocorre em Uberaba, no triângulo mineiro, aproveita o espaço para apresentar cases de melhoramento genético. Aproveitando exemplos de pecuaristas com experiências bem sucedidas, um projeto realizado durante o evento procura estimular novos criadores a apostarem na pecuária seletiva.

Neste ano, foram selecionadas histórias de produtores que são referências para o mercado. Os representantes escolhidos refletem o bom uso da biotecnologia e estratégias que deram certo na criação.

Entre as histórias, está a da fazenda Rancho da Matinha, que reúne 1,4 mil animais. Segundo a zootecnista Ana Virgínia Leal, o trabalho na propriedade baseia-se na funcionalidade: o melhoramento genético busca aprimorar características específicas do rebanho.

Melissa Nunes Miziara, coordenadora do projeto, explica a maioria dos criadores começou com pequenos rebanhos.

– Eles não tiveram uma história de rebanhos grandes desde o principio. Começaram com grupos pequenos com características menos favoráveis e que hoje em dia trabalham a genética de altíssima qualidade em relação à pecuária de corte ou a de leite – avalia.

A história de William Kouy ilustra a explicação de Miziara. O pecuarista começou com 47 fêmeas em 1965. Atualmente, tem mais de quatro mil animais registrados. Para ele, o segredo é trabalhar dentro da realidade da pecuária extensiva a pasto.

– Um reprodutor deve ser selecionado no ambiente que a sua progênie vai ser criada. Se você selecionou um reprodutor de uma forma artificial e depois quiser que ele traduza para os seus filhos essas qualidades a pasto, não vai acontecer. Não é por aí – afirma.

Na pecuária de leite, destaca-se a Estância Silvânia. O criatório levou 11 animais da raça Gir Leiteiro para o Parque Fernando Costa, onde ocorre a feira. A estância, que começou em 1962, já conquistou duas vezes o título de melhor expositor da Expozebu. As estratégias usadas são a inovação e a busca por novos nichos de mercado.

– Apostamos na melhoria genética e vamos inovando, agora vamos produzir 2000 litros de leite por dia do tipo A. Para conquistar o mercado, tem que ser persistente – afirma o proprietário Eduardo Falcão de Carvalho.

Sair da versão mobile