Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exército atuará no transporte de milho para abastecer semiárido nordestino

Presidente da Ubabef vê com cautela a medida, devido ao alto custo da açãoO Exército Brasileiro foi acionado para amenizar a escassez de milho no semiárido nordestino e outros locais afetados pela estiagem. A região enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos e, apesar de o governo ter autorizado a remoção de 400 mil toneladas de milho para pequenos criadores de aves e suínos, existe dificuldade de frete causada pelo crescimento da demanda e por novas regras que aumentaram o tempo da entrega e o preço das tarifas.

O presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, vê com cautela a medida. Quando presidente da Conab, realizou operações semelhantes para levar alimentos a zonas de risco de segurança e lembra que a ação é de alto custo.

– Acredito que tem um efeito mais psicológico do que prático – salienta.

A sugestão de representantes do setor é a realização de leilões de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) do milho para abastecer as regiões com carência do grão para utilização como insumo animal.

Na última sexta, dia 31, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, se reuniu com o ministro da Defesa, Celso Amorim, para pedir apoio das Forças Armadas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) enviou nessa terça, dia 4, ao Ministério da Defesa um memorando com a listagem das origens e dos destinos da produção de milho para resolver o problema de abastecimento.

A partir de agora, o Ministério da Defesa deve elaborar um plano emergencial de remoção do cereal. Segundo a Conab, um dos problemas enfrentados é que o Exército teria condições de transportar apenas carga ensacada. A estatal fará, então, o ensacamento de 400 toneladas por dia, sua capacidade atual, e pedirá o apoio logístico do Exército para transportar a carga, em processo que deve prosseguir até o fim do ano.

Além do apoio das Forças Armadas, a Conab informou que continuará realizando seus leilões com contratação de frete. Na próxima quinta, dia 6, serão contratados os serviços de transporte para remover 116.818 toneladas de milho de Mato Grosso e Goiás para o Nordeste (AL, BA, PB, PE, PI, RN), Sul (RS e SC) e Sudeste (MG e ES). O edital com os novos valores deve ser publicado ainda hoje no site da Conab.

Sair da versão mobile