Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Expansão da criação de raças bovinas anima entidades do setor

Investimento na qualidade genética da produção e na carne que chega ao consumidor valorizaram o produto do paísOs criadores das principais raças bovinas comemoram os bons resultados no ano de 2011. A principal iniciativa dos representantes dos criadores foi a de buscar qualidade genética na produção, além de ofertar carne de qualidade ao consumidor. A avaliação positiva também está na expansão das criações pelo país e até para exportação.

O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa, destaca a entrada em outros países e lembra também dos projetos de exportação, através do Brazilian Hereford e Braford.

– A Associação buscou Colômbia, Venezuela, Bolívia, temos levado os animais para lá. A Associação também buscou o Brasil Central, que está muito ávido pelo cruzamento, temos recebido fotos de lá. É um animal que dá cem quilos a mais no cruzamento com o Nelore – afirma Lopa.

O presidente da Associação Brasileira de Angus, Paulo de Castro Marques, ressalta o desempenho dos criadores brasileiros da raça. Marques avalia que os animais estão tendo boa adaptação em outros climas.

– Você tem dentro destas raças tipos que melhor se adaptam a climas. O angus só precisou trabalhar nesta direção, procurando linhagens que se adaptassem melhor às condições do Centro Oeste e do Sudeste – afirma o presidente da Associação.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Adelar Santarém, o destaque na criação da raça foi a inclusão de novos produtores, principalmente a participação dos jovens.

– Tivemos um ano maravilhoso sob todos os aspectos, como treinamento e qualidade naquilo que produzimos. O resultado de Esteio foi significante para todos nós, trouxemos os jovens para dentro de Esteio através do Troféu Jovem Expositor – disse Santarém.

Segundo a última pesquisa de Produção Pecuária Municipal, do IBGE, o rebanho bovino do Rio Grande do Sul está em 14,5 milhões de cabeças.

Sair da versão mobile