Expansão do setor leiteiro estimula investimentos na produção

Criadores de Mato Grosso do Sul apostam em aperfeiçoamento genéticoCom uma produção cada vez mais dinâmica, o Brasil tende a crescer de 3% a 5% na produção de leite, o equivalente a 948 milhões de litros. Em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, pequenos e médios produtores rurais fazem grandes investimentos pensando no futuro do mercado.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro da Pecuária, organizado pelo FNP, estima-se que o país tenha cerca de 206 milhões de gado. Deste total, cerca de 36 milhões são de animais destinados à produção leiteira.

Mato Grosso do Sul ocupa a 12ª colocação no ranking do setor. Na região, a tendência de investimentos é nas áreas de melhoramento genético e de equipamentos.

A pecuária leiteira no Estado é forte em pequenas e médias propriedades rurais. Na fazenda de Luiz Roberto Rodrigues, há cerca de 180 hectares, na qual são criados 200 animais das raças gir e girolando.

Para que a propriedade pudesse estar habilitada à comercialização de leite, o pecuarista investiu em torno de R$ 600 mil. Cerca de dois mil litros de leite são tirados entregues no laticínio. O criador também investe em genética para aprimorar a qualidade do plantel. Entre as técnicas usadas na fazenda estão a Inseminação Artificial em Tempo Fixo e a fertilização in vitro.