Expoinel MT inicia julgamento de 305 animais participantes

Gado de alta linhagem é submetido a avaliação que conta pontos para o Ranking da raça nelore no EstadoOs animais que participam da Exposição Internacional do Nelore de Mato Grosso (Expoinel MT) em Cuiabá, começaram a ser julgados neste domingo, dia 11. Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Hermes Botelho de Campos, responsável pelo evento, foram comercializadas 374 argolas. Destas, 305 estão na pista de julgamento, 25 são da categoria Baby (que são julgadas, mas não contam pontos no ranking) e os demais para os leilões. Os animais são de 36 produtores

– Os produtores fazem um grande esforço e investimento para participar de um evento desse porte, pois muitas vezes têm que se deslocar mais de mil quilômetros para trazer o gado para a pista. Porém, vale a pena, já que os animais premiados ganham um diferencial no mercado – aponta.
 
Um dos juízes responsáveis pelos julgamentos, Marcelo Moura, explica que são observados diversos itens durante a avaliação dos animais. São analisados aspectos como a homogeneidade, precocidade, caracterização racial, acabamento de carcaça e funcionalidade.

– São critérios tanto subjetivos, como a expressão do animal, quanto técnicos, que são as características da raça nelore. Enfim, observamos todos os detalhes. Da ponta do pé à ponta do rabo – explica afirma.

Ele também ressalta que o setor cresce consideravelmente no Estado.

– Mato Grosso, dentro de poucos anos, poderá ser o maior criador de animais reprodutores do Brasil. Porque a evolução da raça é muito grande e observamos a entrada de novos criadores. No entanto, faltam mais profissionais técnicos nessa área da pecuária e precisam ser preparados, pois isso é fundamental para o desenvolvimento da raça – argumenta.

A Expoinel MT 2012 começou no dia 5 de março e segue até a próxima sexta, dia 16, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. A exposição é a primeira etapa do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso, que conta este ano com 21 etapas, sendo cinco obrigatórias e três a escolha dos produtores.