– Os produtores fazem um grande esforço e investimento para participar de um evento desse porte, pois muitas vezes têm que se deslocar mais de mil quilômetros para trazer o gado para a pista. Porém, vale a pena, já que os animais premiados ganham um diferencial no mercado – aponta.
Um dos juízes responsáveis pelos julgamentos, Marcelo Moura, explica que são observados diversos itens durante a avaliação dos animais. São analisados aspectos como a homogeneidade, precocidade, caracterização racial, acabamento de carcaça e funcionalidade.
– São critérios tanto subjetivos, como a expressão do animal, quanto técnicos, que são as características da raça nelore. Enfim, observamos todos os detalhes. Da ponta do pé à ponta do rabo – explica afirma.
Ele também ressalta que o setor cresce consideravelmente no Estado.
– Mato Grosso, dentro de poucos anos, poderá ser o maior criador de animais reprodutores do Brasil. Porque a evolução da raça é muito grande e observamos a entrada de novos criadores. No entanto, faltam mais profissionais técnicos nessa área da pecuária e precisam ser preparados, pois isso é fundamental para o desenvolvimento da raça – argumenta.
A Expoinel MT 2012 começou no dia 5 de março e segue até a próxima sexta, dia 16, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. A exposição é a primeira etapa do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso, que conta este ano com 21 etapas, sendo cinco obrigatórias e três a escolha dos produtores.