— A exposição será mais vez em formato indoor, com ambiente climatizado, para proporcionar mais conforto aos participantes e bem estar aos animais — explica o presidente da ACNMT, Hermes Botelho de Campos.
O Ranking da raça predominante no Estado, onde 90% do rebanho de 29,1 milhões de cabeças são nelore, é um dos principais eventos do setor.
Na programação oficial da Expoinel estão confirmados oito leilões, sendo três de elite. A previsão é de comercializar 7,5 mil animais com um faturamento de R$ 9,5 milhões. O número de animais e de leilões é menor que o de 2011, mas o faturamento será quase 10% superior. Em 2011 foram realizados 11 leilões e comercializados 8,5 mil animais com um faturamento de R$ 8,5 milhões.
Na edição passada da Expoinel MT, foram comercializadas 480 argolas com animais de pista e leilões, desses, 370 animais foram julgados de 45 expositores e criadores. Para 2012, a previsão é de que 400 argolas e 35 expositores sejam registrados, sendo que 350 animais de 30 expositores/criadores seguem para julgamento.
Este ano, obrigatoriamente o Registro de Nascimento (RGN) ou Registro Definitivo (RGD) deve constar o expositor como proprietário do animal, isso significa que a aquisição do animal deve acontecer antes e não durante a realização da somatória dos pontos, pois antes era possível pegar emprestado um animal, participar do Ranking e depois devolver ao seu legitimo dono. Outra mudança é o número de etapas obrigatórias. Os produtores terão que participar de oito exposições e não apenas seis como acontecia anteriormente. As etapas chamadas obrigatória serão cinco e mais três livres. As obrigatórias serão: Expoinel (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exposorriso (Sorriso), Exposul (Rondonópolis) e Exponop (Sinop).
A entrada dos animais de pista e leilões no recinto do Parque de Exposições começa no dia 05. As inscrições podem ser feitas até 04 de março.