Expoinel reúne tecnologia e genética para raça nelore em Uberaba (MG)

Expectativa é movimentar mais de R$ 10 milhões em rematesA Expoinel, que ocorre no parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba, em Minas Gerais, é uma vitrine usada para testar o mercado logo no inicio do ano, além de ser um dos principais pólos de comercialização e promoção do nelore. Nos remates, o movimento em 2014 deve passar de R$ 10 milhões.

Os pecuaristas aproveitam para colocar em pista jovens animais que podem fazer a diferença no mercado de melhoramento. Reduzir o tempo que leva para o animal de campo chegar até o frigorifico é um dos principais desafios no bom momento do setor.

O pecuarista Nathan Pimentel é da nova geração de selecionadores para pista. Ele tem experiência de 10 anos na pecuária de corte, mas este é o primeiro ano com gado de elite. Pimentel levou sete animais para Uberaba para chamar atenção do mercado e vender os primeiros embriões. Ele conta que sentiu a diferença na hora de fechar os primeiros negócios com touros.
    
Além de balizar o mercado na primeira grande exposição do ano, o evento tem como vantagem testar os animais que completaram oito meses, na chamada entressafra das feiras é a idade mínima para participar de julgamentos. Hoje, os pecuaristas que trabalham com seleção buscam antecipar a recria, ciclo importante na formação dos preços na pecuaria de corte.
 
O pecuarista Juscelino Dourado, de Rondonópolis, em Mato Grosso, aposta na tecnlogia da Fertilização In Vitro (FIV), para programar mês a mês os animais que vão participar da maratona de feiras ao longo do ano. Segundo Dourado, entram para competir e mostrar o trabalho que é feito na fazenda, com o objetivo de encurtar o período de engorda para quem trabalha com pecuaria de corte.

– Toda e qualquer empresa só aumenta produtividade com tecnologia. A Expoinel é um salto tecnológico do gado nelore que repercute a sua maneira, ou seja, com potencial genetico mais favorável. Repercute em produtividade na fazenda, pois a fazenda é como uma indústria, que deve produzir com qualidade e alta eficiência. É fundamental que o produtor tenha retorno, senão ele não permanece no mercado – destaca o pecuarista.

Além das atividades técnicas e dos grandes leilões da raça, durante a Expoinel ocorre uma série de atividades paralelas envolvendo diferentes públicos.

Clique aqui para ver o vídeo