A Expointer terá uma pavilhão dedicado à agricultura familiar. Com um investimento de R$ 341,5 mil do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o local terá 167 estandes, 12 cozinhas montadas e intensa programação voltada a esse segmento produtivo. A inauguração será neste domingo, dia 31, por volta das 11h.
O pavilhão reunirá produtores de mais de cem municípios de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Será possível conhecer ali delícias com o tempero típico de cada região, embutidos, queijos, ervas-mate, sucos naturais e alimentos orgânicos, cachaças artesanais, entre muitos outros produtos, como roupas e acessórios de couro, sabonetes artesanais, flores e até vassouras caseiras.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, no ano passado, a comercialização dos estandes do Pavilhão da Agricultura Familiar atingiu os R$ 591 mil ? 28% a mais do que na edição anterior da Expointer. O espaço é considerado uma importante oportunidade de mostrar a produção e também de fazer negócios.
Além da venda de produtos, o Pavilhão conta também com programação de palestras técnicas, debates de interesse dos produtores familiares. No auditório do PAF serão debatidos temas como, assistência técnica e extensão rural, vigilância sanitária e outros assuntos.
Os agricultores familiares poderão se informar também sobre a linha de crédito e os descontos para a compra de máquinas e implementos previstos no Plano Safra Mais Alimentos.