Exportação de carne bovina pela Austrália deve ser recorde em 2013

Preços altos e a demanda crescente nos Estados Unidos estimularão produtores australianosAs exportações de carne bovina da Austrália devem alcançar um recorde em 2013, projetou o adido de Camberra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Segundo o representante, os preços altos e a demanda crescente nos Estados Unidos estimularão produtores australianos a embarcar mais carne para o exterior.

O adido estimou que produtores australianos exportarão 1,47 milhão de toneladas de carnes bovina e de vitela neste ano calendário. O número representa um aumento de 4% ante a previsão anterior e supera o volume de 1,41 milhão de toneladas embarcado pelo país em 2012.

— A fraca demanda para consumo doméstico e os altos preços internacionais da carne bovina devem impulsionar as exportações para um nível recorde pelo terceiro ano consecutivo — assinalou a especialista em agricultura do USDA, Rebecca Gowen.

Grande parte do aumento das vendas externas de carne bovina deve vir de um salto de 14% previsto para os embarques destinados aos EUA, segundo maior consumidor de carne da Austrália depois do Japão. Os rebanhos bovinos dos EUA caíram para o patamar mais baixo em 60 anos após a seca no ano passado ter forçado criadores a abater muitos de seus animais.

A oferta menor dos EUA ajudou a puxar os preços internacionais da carne bovina para níveis recordes nos últimos meses. Isso tornou a carne bovina australiana mais competitiva globalmente – um benefício para os produtores que tiveram seus lucros espremidos com o fortalecimento do dólar australiano ante a moeda norte-americana. A apertada oferta na China também tem levado a um crescimento da demanda por carne bovina australiana, com as exportações nos dois primeiros meses do ano já alcançando a metade do total do ano passado, de acordo com a associação da indústria Carne e Pecuária da Austrália.

O adido do USDA prevê que a produção de carne bovina da Austrália aumentará 2,1% este ano, para um recorde de 2,2 milhões de toneladas, enquanto o rebanho bovino do país crescerá para 30,8 milhões de animais até o final do ano, maior nível desde 1976.

— Não importa o que ocorrer com a temporada deste ano, haverá uma escassez de oferta de carne bovina no início de 2014 — disse o vice-presidente de proteína animal do Rabobank, Don Close.