Exportação de carne de frango em abril recua 4,7% em receita

Volume embarcado cresceu 1,8%, chegando a 331 mil toneladasAs vendas externas de carne de frango brasileiras recuaram 4,7% em receita em abril comparadas ao mesmo mês de 2011, passando para US$ 656,8 milhões. Já o volume embarcado cresceu 1,8%, em um total de 331 mil toneladas. Os números foram divulgados nesta quinta, dia 10, pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef).

Segundo a Ubabef, a queda nos volumes de embarque para o Kuwait, Catar, a Turquia e outros países do Oriente Médio e da Europa foram compensados pelo crescimento nos países africanos, o que impediu um registro negativo em volumes. Contudo, não foi suficiente para evitar a queda na receita, mostrando perda de rentabilidade.

— Exatamente por isso temos buscado junto ao governo incentivos que melhorem a capacidade competitiva do setor, como a desoneração da folha de pagamento e a inclusão dos produtos avícolas no Reintegra — disse o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra, ressaltando o estranhamento da agroindústria avícola por sua permanente exclusão dos planos de incentivo aos exportadores, como o Plano Brasil Maior.

No acumulado do ano até abril, as exportações de carne de frango registraram queda de 0,5% em receita, totalizando US$ 2,543 bilhões. Na mesma base de comparação, houve aumento de 3,7% nos volumes embarcados, para 1,3 milhão de toneladas.

O Oriente Médio importou 433,5 mil toneladas de carne de frango do Brasil em 2012, com recuo de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado e se manteve como principal mercado para a proteína nacional. Já para o continente asiático, segundo maior importador de carne de frango brasileira, foram embarcadas 388 mil toneladas, resultado 12,7% acima do registrado no primeiro quadrimestre de 2011.

Na sequência, ficaram África, cujos volumes cresceram 43,9%, com 210,7 mil toneladas; União Europeia, com 153 mil toneladas (queda de 4,5%); países das Américas, com 80,4 mil toneladas (recuo de 4,7%) e países extra-União Europeia, com embarques de 38,5 mil toneladas (diminuição de 11,1%).

Na análise das exportações por tipo de produto, os cortes de carnes de frango mantiveram-se como principal produto vendido pelo país no acumulado do ano, com total de 714,4 mil toneladas, alta de 9,4% ante os quatro primeiros meses de 2011. Em segundo lugar ficaram os embarques de frango inteiro, com 470,6 mil toneladas, queda de 3%; depois as carnes salgadas, com 60,3 mil toneladas, alta de 0,3% e industrializados, com vendas de 59,9 mil toneladas, queda de 0,3%.