De acordo com o Sindiavipar, foi a primeira vez em cinco anos que as exportações conseguem alcançar o nível de US$ 1 bilhão em um primeiro semestre.
“No primeiro semestre houve uma compensação entre o alto preço dos grãos e a alta do dólar. A valorização da moeda norte-americana estimulou a exportação, considerando que nosso faturamento melhorou em decorrência desse cenário”, disse em nota o presidente da entidade, Domingos Martins.
Entre os principais destinos da carne de frango paranaense nos seis primeiros meses do ano destacam-se países do Oriente Médio (como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Egito) e da Ásia (Hong Kong, China e Japão). O presidente do Sindiavipar revelou, ainda, que há uma tendência de a China, terceira colocada no ranking de exportação em 2011, se tornar a primeira importadora, no lugar da Arábia Saudita, caso as vendas continuem crescendo.
Produção
No primeiro semestre, no Estado, foram abatidas 710,9 milhões de cabeças de frango, enquanto de janeiro a junho de 2011 foram abatidas 692,4 milhões de cabeças. Com o resultado, o aumento registrado foi 2,7% (18,4 milhões de cabeças a mais). O Sindiavipar está confiante nas exportações da proteína paranaense para o restante do ano.
“No primeiro semestre tivemos como complicadores a diminuição das exportações para os países onde há inverno rigoroso, que dificulta os carregamentos e utilização dos portos, além daquela velha questão de que o ano só começa mesmo depois do feriado de carnaval” analisou Martins.
De acordo com ele, o segundo semestre é cheio e concentra os melhores meses para exportação que são outubro e novembro. A produção deve acompanhar essa expansão nas exportações.