O principal destino das vendas continua sendo a Venezuela, que só em 2012 comprou do Brasil quase 350 mil animais, 80% de tudo que foi vendido. Os embarques acontecem no Porto de Vila do Conde, a 110 km de Belém do Pará. O Oriente Médio é outro importante destino deste tipo de exportação relativamente novo, que teve inicio em 2003.
— Esta atividade de exportação de gado vem crescendo e agora com o quantitativo de 2012 a gente vai atingir um patamar de 20% em relação ao aumento do que embarcou em 2011 — afirma o administrador interino do Porto Vila do Conde, Aníbal Dias.
Até novembro, dados já confirmados mostram que 465 mil animais foram comercializados para o exterior. O volume total é 10% superior ao que foi registrado em 2011. A receita com as vendas chega a US$ 550 milhões, aumento de 20%.
— A cada ano a gente vai aumentando. O porto hoje tem quatro píers, com oito berços operacionais. A gente concluiu a obra de alargamento dos nossos berços e construção de um píer novo, ponte de acesso. É uma estrurtura muito boa para poder aguardar esta demanda cada vez maior para todo tipo de carga, inclusive carga viva — explica o administrador.