Em outubro, as vendas para o exterior recuaram 31,35% em relação a setembro. O Brasil exportou 1.121.634 kg, o corresponde em volume financeiro a R$ 4.499.294,00, de acordo com a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel).
O desempenho mais fraco das exportações está em linha com o resultado da balança comercial brasileira, que de janeiro a outubro acumula déficit de US$ 1,9 bilhão. No caso do setor apícola, a boa notícia é que o preço médio exportado do mel aumentou 15,5% este ano em relação a 2013. O preço médio exportado subiu de US$ 3,34/kg no ano passado para US$ 3,86/kg (referente ao período de janeiro a outubro).
Segundo a gerente executiva da Abemel, Flávia Salustiano, esse aumento do preço médio exportado reflete o trabalho de valorização do mel brasileiro no exterior, procurando aumentar o valor agregado do produto, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Apesar da queda nas exportações nos últimos três meses, o ano de 2014 continua sendo o melhor para as exportações brasileiras de mel. O Brasil já exportou em 2014 38,27 % a mais que o mesmo período em 2011, um ano tido como referência das exportações. De janeiro a outubro, foram exportados US$ 85.330.67.
O principal destino do mel brasileiro continua sendo os Estados Unidos. As vendas para aquele país representam 77,58% do total em 2014. Os Estados brasileiros que se destacam neste ano como maiores exportadores são Santa Catarina e São Paulo, que respondem por 42,03% deste total, o equivalente a US$ 35.867.948,00.