Exportação recua e preço do suíno cai

Queda mensal frustra a expectativa de agentes; interrupção do porto de Itajaí contribuiu para o resultado

As exportações brasileiras de carne suína diminuíram 2,5% de setembro para outubro, mas ainda ficaram 0,9% acima das de um ano atrás, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Segundo pesquisadores do Cepea, a princípio, a queda mensal frustra a expectativa de agentes, já que outubro é tradicionalmente um dos melhores meses do ano em termos de exportação. 

Conforme o Cepea, também se esperava o escoamento de contratos não cumpridos em setembro devido à greve dos fiscais agropecuários. 

– Por outro lado, tendo em vista os muitos transtornos causados pelo excesso de chuvas na região Sul, com a interrupção das operações do porto de Itajaí (SC), o resultado efetivo pode ser considerado bom – analisa o Centro de Estudos.

De qualquer forma, esse desempenho das vendas externas reforça a pressão sobre as cotações internas. Com isso, no mercado doméstico, os preços da carne suína e do animal vivo tiveram novas quedas nos últimos dias, consequência da oferta relativamente superior à demanda.