Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exportações de bovinos vivos caem pelo segundo mês seguido

Queda do dólar prejudica os negócios, já que afeta a rentabilidade dos exportadoresAs exportações de bovinos vivos caíram pelo segundo mês seguido em setembro. De acordo com a Scot Consultoria, a queda do dólar tem dificultado esse tipo de negócio. Venezuela e Líbano são os principais compradores do gado vivo brasileiro, quase todo embarcado no estado do Pará.

O levantamento é baseado em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDICE). Em julho, o Brasil exportou pouco mais de 55 mil bovinos vivos (55,3 mil), volume que caiu para 46 mil em agosto e para pouco mais de 32 mil no mês passado (32,2 mil).

Para os analistas, a queda do dólar prejudica os negócios, já que afeta a rentabilidade dos exportadores. Apesar disso, eles acreditam que a tendência é de crescimento desse mercado. No acumulado de janeiro a setembro deste ano, a média mensal de gado vivo exportado está em 41 mil cabeças, alta de 21% em relação à média dos nove primeiros meses de 2008 (33,2 mil). A consultoria avalia que a exportação de gado vivo é positiva para o setor. As empresas que operam com esse tipo de negócio, em geral, conseguem ter boa remuneração e, para o pecuarista, é uma alternativa para melhorar a renda.

Sair da versão mobile