De acordo com a consultoria, o Brasil embarcou para o país 32,25 mil toneladas equivalentes a carcaça no mês de outubro, quase a metade do volume de setembro, que foi de 64,33 mil. Por essa unidade de medida padrão, os especialistas conseguem calcular o quanto foi exportado de qualquer subproduto bovino.
O faturamento também caiu praticamente pela metade. Em setembro, a receita foi de R$ 204,08 milhões. Já em outubro, ficou em apenas R$ 103,67 milhões. Segundo a Scot Consultoria, o principal problema do mercado russo é a falta de crédito por causa da crise financeira internacional. Sem os recursos, os compradores praticamente forçaram a renegociação de valores e de prazos de pagamento. Segundo analistas, o impacto dessa redução sobre a balança comercial em 2008 ainda não deve ser muito grande.
Normalmente, a Rússia diminui o ritmo de compras no fim do ano, mas os reflexos podem ser maiores caso a situação se mantenha em 2009. A retomada dos negócios estaria dependente da normalização da oferta de crédito, o que ainda é incerto.