Exportadores de carne assinam acordo de cooperação pela pecuária sustentável

Firmado com o Ministério Público Federal, acordo objetiva evitar que a indústria compre carne bovina proveniente de áreas desmatadasA Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram um acordo de cooperação técnica pela pecuária sustentável. O objetivo principal da convenção é evitar que a indústria brasileira compre carne bovina procedente de áreas desmatadas na Amazônia ou onde tenham sido constatadas outras irregularidades ambientais e sociais, como invasão de terras públicas e trabalho escravo.

Além disso, o termo de cooperação quer consolidar e ampliar o programa Municípios Verdes, internacionalmente reconhecido pela implementação de benefícios a produtores rurais e empresários. Também pretende reforçar o apoio a empresas (principalmente frigoríficos) no cumprimento de metas e compromissos ajustados com o MPF.

Desde 2009, o MPF vem lidando com questões de desmatamento para expansão pecuarista, especialmente na região da Amazônia Legal (formada por Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Com apoio do Ibama, de prefeituras e de organizações não governamentais, a instituição firmou compromisso com todos os elos da cadeia produtiva da carne, o que resultou em queda acentuada das taxas de desflorestamento. 

• Abras e MPF assinam cooperação técnica por pecuária sustentável

Em 2013, por exemplo, foi assinado termo de cooperação entre o MPF e Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com o objetivo de conscientizar os empresários do setor supermercadista sobre a questão da redução do desmatamento. O termo de cooperação com a Abiec, entidade representante de alguns dos principais frigoríficos do país, é mais um passo na ampliação desse trabalho. Nas palavras do procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia Legal:

– Quando a associação participa, o trabalho fica institucionalizado e isonômico, ou seja, passa a ter uma abrangência maior e com medidas iguais implementadas por todos.

Segundo dados da Abiec, em 2010, a exportação de carne bovina brasileira somou US$5,3 bilhões. No mesmo ano, no mundo, a cadeia produtiva da carne bovina movimentou US$167,5 bilhões.

• Integração lavoura-pecuária: saiba como aumentar a produtividade de
maneira sustentável

Assista à reportagem:

Clique aqui para ver o vídeo

>> Mais notícias sobre Pecuária