Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exportadores de carne assinam acordo de cooperação pela pecuária sustentável

Firmado com o Ministério Público Federal, acordo objetiva evitar que a indústria compre carne bovina proveniente de áreas desmatadasA Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram um acordo de cooperação técnica pela pecuária sustentável. O objetivo principal da convenção é evitar que a indústria brasileira compre carne bovina procedente de áreas desmatadas na Amazônia ou onde tenham sido constatadas outras irregularidades ambientais e sociais, como invasão de terras públicas e trabalho escravo.

Além disso, o termo de cooperação quer consolidar e ampliar o programa Municípios Verdes, internacionalmente reconhecido pela implementação de benefícios a produtores rurais e empresários. Também pretende reforçar o apoio a empresas (principalmente frigoríficos) no cumprimento de metas e compromissos ajustados com o MPF.

Desde 2009, o MPF vem lidando com questões de desmatamento para expansão pecuarista, especialmente na região da Amazônia Legal (formada por Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Com apoio do Ibama, de prefeituras e de organizações não governamentais, a instituição firmou compromisso com todos os elos da cadeia produtiva da carne, o que resultou em queda acentuada das taxas de desflorestamento. 

• Abras e MPF assinam cooperação técnica por pecuária sustentável

Em 2013, por exemplo, foi assinado termo de cooperação entre o MPF e Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com o objetivo de conscientizar os empresários do setor supermercadista sobre a questão da redução do desmatamento. O termo de cooperação com a Abiec, entidade representante de alguns dos principais frigoríficos do país, é mais um passo na ampliação desse trabalho. Nas palavras do procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia Legal:

– Quando a associação participa, o trabalho fica institucionalizado e isonômico, ou seja, passa a ter uma abrangência maior e com medidas iguais implementadas por todos.

Segundo dados da Abiec, em 2010, a exportação de carne bovina brasileira somou US$5,3 bilhões. No mesmo ano, no mundo, a cadeia produtiva da carne bovina movimentou US$167,5 bilhões.

• Integração lavoura-pecuária: saiba como aumentar a produtividade de
maneira sustentável

Assista à reportagem:

Clique aqui para ver o vídeo

>> Mais notícias sobre Pecuária

Sair da versão mobile