O evento celebra a raça Mangalarga marchador, que vem crescendo 20% ao ano. Em Belo Horizonte, estão os melhores animais, campeões e reservados que conquistaram o direito de disputar 118 campeonatos na principal pista de julgamento da raça, como lembra o vice-presidente da Associação brasileira dos criadores de cavalo mangalarga marchador:
– Você pode conferir um por um por um que todos eles estão na expectativa de se graduar melhor na sua respectiva categoria, ou como cavalo, ou como égua , ranking, criador expositor isso é o que realmente move este grande evento.
A associação brasileira dos criadores do cavalo Mangalarga marchador adotou uma estratégia considerada agressiva no mercado, divulgando resultados para expandir os criatórios. A ideia é fazer um trabalho em áreas social, ambiental e há até um álbum de figurinhas que mostra toda a evolução do Mangalarga Marchador.
Na área ambiental, por exemplo, foi criado o projeto sela verde para certificar os haras e as emissões de gás carbônico durante a feira vão ser compensadas.