– O público poderá interagir nas atividades, andar nos animais, assistir as provas funcionais e até adquirir um cavalo no shopping – informa.
A competição deverá reunir entre 120 e 150 animais de Estados como Goiás, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal, que participam em diferentes categorias. Durante a competição serão desenvolvidas provas de marcha, morfologia (características do animal) e ação.
No domingo, será realizada a final com grandes campeões da exposição e provas funcionais com os cavalos. O objetivo do evento é congregar os criadores da raça, que somam mais de 70 apenas em Goiás, e promover a divulgação do Mangalarga Marchador.
A premiação será feita ao primeiro colocado de cada categoria e ao final das provas vai ser escolhido o campeão entre os campeões. O campeonato, em Goiás, ainda valerá pontos para o ranking nacional da Associação Brasileira do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).
Etapas
As terceiras e quartas etapas serão em outubro. As três primeiras etapas são classificatórias para a última. O animal inscrito na competição deverá, obrigatoriamente, participar no mínimo de duas etapas classificatórias. Caso contrário, não poderá estar presente na última etapa. Estarão classificados para a etapa final os 10 animais melhores pontuados em cada categoria.
De acordo com os organizadores do evento, não há um limite de animais inscritos por criador.