Exposição da raça canchim ocorre na Tecnoshow Comigo

Raça vem ganhando espaço no país para a reprodução de novilhos precoces, na cruza com vacas nelore ou F-1A raça canchim vem ganhando espaço no país para a reprodução de novilhos precoces, na cruza com vacas nelore ou F-1. Uma exposição da raça ocorre durante a Tecnoshow Comigo em Rio Verde, no Estado Goiás.

• Leia mais notícias sobre gado de corte

O canchim foi criado pela Embrapa na década de 50, mas atualmente vem aumentado o número de criadores. O criador Dourivan Cruvinel, diz que a especialidade da raça é a precocidade.

O médico veterinário da Associação Brasileira dos Criadores de Canchim, Mauri Dorta, diz que o bom resultado que o animal produz no cruzamento tem atraído novos criadores.

– A raça tem 60 anos e foi criada no Brasil. Foi desenvolvida para ser rústica e adaptada. Seus produtos agregam e trazem retorno para o criador que produz gado de corte. A raça já está distribuída em várias regiões do país, mas a grande concetração do canchim fica no Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Minas Gerais.

Segundo Dorta, a raça consegue se adaptar em diferentes climas.

– Essa é a primeira grande qualidade da raça e por isso tanto sucesso. Além disso, seus produtos apresentam bom desempenho.

• Assista à entrevista:

Clique aqui para ver o vídeo