– Logo na primeira exposição dela, uma Expozebu, que é uma feira de referência, e ela sai campeã. É muita alegria – comemora.
Sobre as expectativas para as próximas etapas da competição, o coordenador do colégio de jurados, Mário Márcio de Moura, afirma que os esperados gir e nelore devem ser julgados no final do evento.
– Não tem um dia determinado para os grandes campeonatos. As raças menores vão terminando, à medida que julgar todas as categorias. Provavelmente, ficarão para o último dia as raças nelore e gir leiteiro, que têm mais animais – diz.
No total, 19 jurados participam dos julgamentos. Trabalho difícil, segundo eles, em função da competição acirrada, com animais cada vez melhores.
– Tem um bezerro nosso, o Júbilo, que tem quatro exposições e conseguiu ser campeão. Então, estamos acreditando muito nele. Isso aqui, no entanto, é uma caixinha de surpresa. Não dá para afirmar nada com certeza – aponta Fabiano Frutuoso, da Fazenda Porto Seguro.
– Com o melhoramento genético e essas ferramentas que há no mercado, a qualidade do gado só melhora. Em número pode não ter aumentado, mas a qualidade é excelente. O gado está bem acomodado no parque e isso é o que importa – acrescenta Moura.
Outro ponto alto da Expozebu 2012 é o sistema eletrônico de votação dos criadores, onde os associados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) podem opinar sobre os animais que estão na pista. O voto não influencia no resultado final, que é definido pelas notas dos jurados, mas deve servir como mecanismo de avaliação da entidade para verificar se a opinião dos técnicos reflete o pensamento dos pecuaristas. São oito pontos de votação, sendo seis estáticos e dois móveis, por meio de tablets.
– O voto é muito simples. O criador entra com usuário e senha que ele tem nas comunicações eletrônicas com a ABCZ e vota em qualquer categoria de qualquer raça. Mesmo que ele seja criador de nelore, por exemplo, pode votar em animais da raça sindi – explica a supervisora de informática Vanessa Gobbo.