Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Expozebu 2012 inicia julgamentos de mais de 2,8 mil animais

Novidade da edição é o voto dos criadores, que pode ser realizado em ponto estático ou por meio de tabletsA Expozebu 2012, em Uberaba (MG) começa a definir seus campeões. Iniciaram nesta sexta, dia 4, os julgamentos dos mais de 2,8 mil animais inscritos na competição. O processo, que segue até a próxima quinta, dia 10, conta com representantes de nove raças. No primeiro dia, entraram na pista bovinos nelore, brahman, indubrasil, tabapuã e guzerá. Uma das primeiras agraciadas deste ano, Miss Massud 71 recebe o apelido carinhoso de Angelina Jolie. A proprietária, Circe Massud, vibra com a conquista do

– Logo na primeira exposição dela, uma Expozebu, que é uma feira de referência, e ela sai campeã. É muita alegria – comemora.

Sobre as expectativas para as próximas etapas da competição, o coordenador do colégio de jurados, Mário Márcio de Moura, afirma que os esperados gir e nelore devem ser julgados no final do evento.

– Não tem um dia determinado para os grandes campeonatos. As raças menores vão terminando, à medida que julgar todas as categorias. Provavelmente, ficarão para o último dia as raças nelore e gir leiteiro, que têm mais animais – diz.

No total, 19 jurados participam dos julgamentos. Trabalho difícil, segundo eles, em função da competição acirrada, com animais cada vez melhores.

– Tem um bezerro nosso, o Júbilo, que tem quatro exposições e conseguiu ser campeão. Então, estamos acreditando muito nele. Isso aqui, no entanto, é uma caixinha de surpresa. Não dá para afirmar nada com certeza – aponta Fabiano Frutuoso, da Fazenda Porto Seguro.

– Com o melhoramento genético e essas ferramentas que há no mercado, a qualidade do gado só melhora. Em número pode não ter aumentado, mas a qualidade é excelente. O gado está bem acomodado no parque e isso é o que importa – acrescenta Moura.

Outro ponto alto da Expozebu 2012 é o sistema eletrônico de votação dos criadores, onde os associados da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) podem opinar sobre os animais que estão na pista. O voto não influencia no resultado final, que é definido pelas notas dos jurados, mas deve servir como mecanismo de avaliação da entidade para verificar se a opinião dos técnicos reflete o pensamento dos pecuaristas. São oito pontos de votação, sendo seis estáticos e dois móveis, por meio de tablets.

– O voto é muito simples. O criador entra com usuário e senha que ele tem nas comunicações eletrônicas com a ABCZ e vota em qualquer categoria de qualquer raça. Mesmo que ele seja criador de nelore, por exemplo, pode votar em animais da raça sindi – explica a supervisora de informática Vanessa Gobbo.

Sair da versão mobile