Todos os anos, a exposição recebe comitivas de países como o Paraguai, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru e Angola. Este ano, está confirmada a presença de representantes do Egito e, com isso, novos acordos sanitários abrem mercados.
O destaque da cidade mineira está na eficiência na pecuária. Décimo produtor de leite do país, é na produção de genética que os olhos do mundo se voltam para Uberaba.
Para entender esta ligação com o setor, é preciso voltar ao passado. Até nos tijolos no antigo prédio municipal há bois zebus esculpidos. Em 1889, um touro chamado Lontra, que pertenceu a Dom Pedro Segundo, foi o primeiro zebuíno a chegar na cidade.
O historiador Hugo Prata conhece muito bem como o município se desenvolveu com a pecuária principalmente na década de 1940. Ele acredita que Uberaba saiu da criação de zebu para se transformar em vitrine genética.
O município tem atualmente mais de 300 mil habitantes, sendo um pólo regional do triângulo mineiro. Uberaba está localizada no coração do Brasil e é a sétima cidade mineira com o maior poder de consumo, já que o PIB passa dos R$ 4 bilhões. O ponto forte da economia local é o agronegócio.