A proposta do evento, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), é tornar-se um local de divulgação e comercialização de máquinas, serviços e conhecimentos inovadores voltados para o pecuarista. Segundo o coordenador da ExpoZebu Dinâmica, João Gilberto Bento, a pecuária está se especializando e as empresas estão se adaptando para oferecer produtos.
Na solenidade de abertura, o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, ressaltou que a exposição acompanha o importante momento pelo qual passa a pecuária, de busca constante pela melhoria da produção.
– Queremos, com a ExpoZebu Dinâmica, trazer para o pecuarista o que há de mais moderno para o aumento da produtividade, atentando para fatores importantíssimos como a sustentabilidade de gestão e ambiental. E essa feira não termina aqui. Esse espaço de 60 hectares no qual ela está situada será utilizado no resto do ano como centro de experimentos e capacitação de mão de obra – disse Paranhos.
Para a realização do evento, a ABCZ reservou uma área de seis hectares para montagem de estandes de empresas e uma área superior a 50 hectares, onde será demonstrado, em tempo real, o funcionamento de máquinas e equipamentos. No local, serão realizadas demonstrações das mais modernas máquinas e implementos agrícolas disponíveis no mercado para facilitar o trabalho do produtor rural, como ensiladeiras, tratores e vagão forrageiro. A ExpoZebu Dinâmica terá também a exposição das principais novidades na área de forrageiras e de plantas utilizadas no sistema de ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta).
Todos os produtos e serviços apresentados pelas empresas participantes têm como proposta principal ajudar o pecuarista a buscar a tão falando eficiência. Produzir mais em menor tempo e espaço. A Embrapa, por exemplo, investiu na demonstração de sistemas integrados e consorciados com destaque especial para a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Numa área de 20 hectares são produzidos capim, grão e floresta tudo no mesmo espaço.
Na área de ILPF estão sendo testados três tipos de árvores em linha simples, integradas com a soja e a braquiária. A Embrapa é parceira efetiva da ExpoZebu Dinâmica e usa o espaço para divulgar a importância da integração dos sistemas produtivos.