A tradição e o glamour do parque Fernando Costa foi o palco de uma feira internacional que completou 75 anos e deu um show de organização e de genética na pista onde rola a Copa do Mundo do Zebu. Na parte técnica, a volta de três jurados para raças com mais de 250 animais funcionou com agilidade em meio à disputa cada vez mais acirrada.
Nove raças, pista sempre cheia, uma vitrine na busca por espaço no mercado. Genética é uma engrenagem da economia que não para de receber investimento.
A raça gir aptidão leiteira, ou gir leiteiro, como prefere a Associação Brasileira dos Criadores foi sem duvida a vedete da exposição este ano. O numero de animais mais do que dobrou, passando dos 700. Chamou a atenção dos pecuaristas e do mercado internacional. Todos queriam sabe quem seria a grande campeã em pista. A grande campeã gir aptidão leiteira é a Gemada da Genipapo, vaca que foi vendida durante a exposição por R$ 100 mil para um condomínio formado por três pecuaristas.
Na raça brahman a reservada de grande campeã foi Lince 559, de Cesar Garetti. E a grande campeã foi Mis Harmonia, da J4 Agropecuaria. Entre os machos, a disputa foi apertada. O reservado grande campeão Mister BR 77 Onassis, de Yori Engler. O grande campeão foi Mister Querência 3000.
Na principal raça do país, a reservada grande campeã nelore foi Absoluta da Verdana, de Jonas Barcellos. E a grande campeã foi Parla Fiv Ajj, de Antonio Jose Junqueira Vilela.
Para finalizar a festa da Expozebu 2009, o desfile de touros campeões nas categorias, e a disputa final: o reservado grande campeão nelore foi Lituano I TE, de Cassiano Terra Simão. E o grande campeão da raça foi Missoni da Guadalupe.