Expozebu inaugura espaço para demonstração de novas tecnologias para pecuária

Projeto Expozebu Dinâmica deve ser permanente na programação do eventoA Expozebu, maior exposição de gado zebuíno do mundo, lançou nesta quinta, dia 9, o Expozebu Dinâmica, um projeto que será permanente na programação do evento. O espaço é dedicado para a demonstração de novas tecnologias, máquinas e equipamentos que podem facilitar e qualificar a atividade pecuária.

O projeto da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) conta com 22 hectares, que já sediaram ações para colocar em prática a sustentabilidade da pecuária. A Estância Orestinho foi inaugurada em homenagem ao pecuarista Orestes Prata Tibery Junior, ex-presidente da entidade.

– A ABCZ, como maior entidade de pecuária do mundo, com mais de 20 mil associados, não pode parar. Hoje, a pecuária tecnificada também tem toda a evolução, desde sementes e pastagens até o maquinário – pontua o diretor da ABCZ, Antônio José Prata Carvalho.

A área mostra tecnologia para todos os tamanhos de propriedade. Uma das práticas apresentadas é a gestão informatizada, que entrega a boiada no frigorífico com todo histórico da produção.

– O tag ativo, que é um componente deste sistema, vai junto com o caminhão e leva as informações dos animais que estão sendo transportados, com todo seu histórico – destacou o analista da Embrapa Pecuária Sudene Hélio Omote.

O Dinâmica também expôs uma moto preparada para atravessar as linhas de soja e semear o pasto.

– A motinho veio para facilitar, justamente porque ela entra na entrelinha da soja. Você consegue semear o capim ainda na época das águas, para que, quando você fizer a colheita de soja, ele fique pronto para formar um pasto – aponta o técnico em agropecuária  da Embrapa Meio Ambiente Aníbal Vieira.
 
Das 60 cultivares de forrageiras em pesquisa e já disponíveis no mercado, 31 já estão sendo testadas no novo espaço. Todas as versões que fazem parte do projeto Integração Lavoura-Pecuária-Floresta serão testadas o ano inteiro e fomentadas a partir de cada Expozebu.

A Dinâmica dentro da Expozebu está sendo considerada um divisor de águas, com foco no desafio da propriedade moderna, que é produzir mais com menos espaço, maior rentabilidade e menor risco.

– Daqui para frente, o produtor que vier aqui [na Expozebu] vai ver tudo o precisa, mas vai ver, pricipalmente, as tecnologias que tornarão seu negócio mais sustentável – explica o pesquisador João Kluthcouski.
 
A 79ª Expozebu termina nesta sexta, dia 10, com os últimos grande campeões das raças que disputaram pista com o melhor da genética zebuína. A estimativa de visitantes até o fim da feira é de 200 mil pessoas. Os negócios devem ficar em números próximos aos do ano passado, quanto o total movimentado foi de R$ 49 milhões.

Clique aqui para ver o vídeo