Faeg lança novo cartão para emissão de guia eletrônica de trânsito animal

O sistema foi elaborado pela CNA e o Mapa e é um serviço opcional de livre adesãoA Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançaram na terça, dia 30, o novo Cartão Produtor, o CNACard, em Goiânia. O cartão possibilita acesso à nova Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema informatizado que vai unificar os dados sobre o trânsito do gado no Brasil e integrar diversos mecanismos de controle, inclusive o sanitário.

O cartão autoriza a emissão da Guia de Transporte de Animais eletronicamente (eGTA), pagamento automatizado de tarifas, impostos, tributos, bem como outros benefícios, por meio da PGA e é destinado a todos os produtores rurais do país, que precisam se cadastrar e pagar uma anuidade para começar a usufruir dessas e outras vantagens.

O CNACard facilitará o acesso à Plataforma que irá permitir maior controle sobre a movimentação dos rebanhos, com uma base de dados únicos, entre outras ferramentas. A ideia é prever, antecipadamente, qual movimentação do gado, a origem e o destino desses animais. Essa Plataforma tem também como objetivo, melhorar a qualidade e o acesso às informações do setor agropecuário.

O sistema foi elaborado pela CNA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e é um serviço opcional, de livre adesão, que permite ao produtor rural economizar tempo e reduzir deslocamentos para a realização de consultas e emissão de documentos.

O Cartão foi inspirado no Cartão Produtor, uma iniciativa inédita idealizada pela Faeg que oferece, em sua estrutura inicial, descontos na rede de comércio associada, onde o produtor encontra também empresas e entidades de educação, saúde, produtos agropecuários, distribuidores de combustíveis, esporte, lazer e outros segmentos, benefícios estes que serão incorporados ao CNACard.