Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Febre aftosa: missão técnica avalia ações executadas na fronteira com o Paraguai

Do encontro ficou acertado uma nova visita à região para averiguar e discutir ações na zona de fronteiraRepresentantes do Brasil e Paraguai se reuniram nesta segunda, dia 20, em Brasília, para avaliar as ações executadas pelo país vizinho após o registro de dois focos de febre aftosa, em setembro do ano passado e janeiro deste ano. Do encontro ficou acertado que, em outubro, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do governo paraguaio, visitarão a região para averiguar e discutir questões específicas relativas às ações na zona de fronteira.

A atividade é uma sequência do acordo assinado em março entre os países e que prevê ações conjuntas na área de fronteira.

Durante o encontro, na secretaria, foram avaliadas as ações entre os dois países desenvolvidas na região, como as supervisões conjuntas da vacinação contra a febre aftosa nas propriedades definidas previamente pelas unidades veterinárias de ambos os países, com prioridade nas propriedades de maior risco, a harmonização dos critérios para identificar as propriedades de maior risco e compartilhar a informação entre as unidades veterinárias locais.

Na oportunidade, o presidente do Serviço Pecuário Oficial do Paraguai (Senacsa), Hugo Idoyaga, encaminhou oficialmente pedido de abertura do mercado brasileiro para a comercialização de carne maturada e desossada de bovinos procedente do Departamento de São Pedro, no Paraguai. O ministério mostrou-se favorável, desde que o Senacsa repasse informações adicionais ao Brasil e, posteriormente, seja feita uma auditoria in loco pelo Serviço de Inspeção e Saúde Animal do Mapa.

Sair da versão mobile