Na agenda de trabalho dos especialistas no Paraguai estão o tratamento da área afetada, com ações de intervenção, identificação dos estabelecimentos de risco e cooperação e verificação de medidas sanitárias, como interdições, barreiras sanitárias, restrição de trânsito de animais. Além disso, a missão fará uma análise de movimentações de bovinos realizados nos 60 dias anteriores à detecção do foco, com cruzamento de dados de documentações oficiais e cooperação e verificação das atividades das equipes paraguaias do Centro de Operações de Emergência e de seus laboratórios.
O Senacsa ainda informa que a delegação do CVP, Pama e Panaftosa será composta pelos especialistas Claudia Peres e Pablo Pohl (Argentina); Humberto Menacho Rojas (Bolívia); Plínio Leite Lopes (Uruguai); Eduardo Guillermo Fuhrer Jimenez (Chile); José Hugo Fernández de Liger (Pama) e Julio Pompei (Panaftosa).
>>Infográfico: saiba mais sobre a Febre Aftosa >> Acesse o site especial sobre aftosaEm linha do tempo, relembre a cronologia do combate à febre aftosa:
Confira a localização do distrito de Piri Pukú, na região de San Pedro:
Visualizar Febre Aftosa – Paraguai em um mapa maior