Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Feileite 2011 traz oportunidades para quem quer investir na pecuária leiteira

Feira segue até o final de semana em São PauloGrande parte dos produtores brasileiros de leite são pequenos e sofrem com os altos custos de produção e com os baixos preços pago pelo litro do produto. O caminho, segundo especialistas, é investir em tecnologia e no aumento da produtividade. A Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite) 2011, realizada em São Paulo até o fim dessa semana, traz oportunidades para quem quer investir na pecuária leiteira.

Cerca de 85% dos produtores de leite do Brasil são pequenos e são responsáveis por apenas 15% da produção nacional que chega a 30 bilhões de litros por ano. Para eles e mesmo para os grandes, a Feileite realizada em São Paulo é uma boa oportunidade de conhecer as novas tecnologias e investir na modernização da produção.

O criador de gado, Alexandre Wanderlei, veio do Rio Grande Norte, até pouco tempo era um pequeno criador de gado leiteiro. Aos poucos foi crescendo, se associou a um grande produtor e hoje se considera um criador de médio porte. Wanderlei investiu na raça guzerá e vem conseguindo um bom preço. De acordo com o criador, essa variedade produz um leite com alto índice de sódio e isso gera uma maior produtividade na fabricação de lácteos.
 
No entanto, nem todos os produtores conseguem uma alta produtividade. O preço do litro do leite está, em média, quase R$ 0,20 mais alto do que no mesmo período do ano passado. Aparentemente uma boa notícia não fossem os custos de produção que também aumentaram. A margem de lucro ficou praticamente inalterada. De acordo com o presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez, o lucro deste ano é parecido com o do ano passado.

? Nós ficamos no fio da navalha, se produzirmos mais não temos para quem vender, se produzirmos menos aí o preço sobe um pouquinho até no limite onde começou a sobrar leite e aí abaixa novamente. Não podemos deixar faltar e não podemos deixar aumentar demais ? aponta Rubez.

A solução pode ser o aumento da produtividade, obtido com o avanço da genética e tecnologia avançada. É o que os produtores podem encontrar na edição deste ano da Feileite. Segundo o diretor da feira, Décio Ribeiro dos Santos, o setor não é mais amador e quem quer crescer precisa se profissionalizar.

? Se você não usar a altíssima tecnologia que está a disposição do produtor, não consegue ir em frente. Então quem vier para feira vai encontrar a genética e o que há de melhor na tecnologia da produção de leite ? afirma Santos.

Sair da versão mobile