A primeira exposição ocorreu em 1920 em uma área pública, onde mais tarde seria construído o Estádio Vermelhão, no centro da cidade de Lages. Na época, o foco era a exposição de animais pesados e exóticos.
Em 1939, foi fundada a Associação Rural de Lages, que passou a organizar as exposições. Os eventos migraram para o Posto Zootécnico do Ministério da Agricultura, no Bairro Morro do Posto, e desde 1950 ocorrem no Parque de Exposições Conta Dinheiro. O nome Expolages surgiu há aproximadamente 25 anos.
? A Expolages não é uma festa, mas um evento comercial. Hoje se busca a qualidade em animais produtivos e economicamente viáveis e vantajosos ? diz o presidente da Associação e Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona.
Na hora da venda dos animais, contam itens como produtividade, genética, precocidade reprodutiva para gerar outro animal no menor tempo possível, dentição e a pigmentação de pelo.
A Expolages 2011 contará com 1,1 mil bovinos ? todos de Santa Catarina, único Estado brasileiro livre da febre aftosa sem vacinação, 80 ovinos e 250 equinos. Do total, cerca de 900 serão vendidos em leilões. A organização espera que só nos leilões sejam comercializados R$ 1,5 milhão, mesmo montante do ano passado.
Além dos 25 julgamentos e dos seis leilões entre esta quinta e domingo, a Expolages terá, também, a etapa credenciadora ao Freio de Ouro, competição voltada aos cavalos crioulos ? a etapa classificatória ocorre em junho de 2012, também em Lages. É promovida, ainda, a feira multissetorial, com 66 empresas de imóveis, indústria, comércio e serviços e um evento de música nativista.