Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Feiras de animais no Rio Grande do Sul registram crescimento nos valores comercializados

Aumento é um dos reflexos da alta cotação do boi gordo no mercadoNo sul do país, as feiras de animais registraram um crescimento nos valores comercializados em relação ao ano passado. É mais um dos reflexos da alta cotação do boi gordo no mercado.

A família do produtor rural Armando Chaves Garcia trabalha com pecuária há quase cem anos no Rio Grande do Sul. O criador acompanha a movimentação dos preços e acredita que a retenção de matrizes em outras regiões do país é um dos principais fatores para o preço da arroba do boi estar em alta no país.

? No ano passado, o Centro-Oeste vendeu muita matriz, então, isso deve ter ocasionado o aumento de preço. Esses fatores devem ter gerado esta situação de carne saindo do Rio Grande do Sul para o Norte ? disse Garcia.

O bom momento se reflete na comercialização dos animais. As feiras do Rio Grande do Sul realizadas este ano mostraram um aumento de 65% na quantidade de bezerros vendidos em relação ao mesmo período de 2010. O valor por quilo também aumentou, chegando a 28%. Com a venda das fêmeas, o valor também subiu, passou de 30%, apesar de a quantidade de fêmas comercializadas ter sido menor, com redução de quase 22%.
                    
? A oferta para atender em massa a esse consumo levou-nos a uma queda no nosso estoque de ventres. Nos trabalhos que vieram sendo feitos no nosso decurso de 2005 para cá, nós verificamos que houve uma aceitação e uma receptividade por parte do produtor, no sentido de retirar o volume de fêmeas de comercialização e mantê-las em reprodução. E mantendo-as em reprodução, diminuiu, logicamente, o fluxo de oferta só de machos castrados que é o nosso mercado principal ? observou Carlos Sperotto, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Na semana passada, a arroba do boi chegou a ser vendida em São Paulo a R$ 103. Em Minas Gerais, também houve valorização, R$ 95 a arroba, o mesmo valor atingido no Estado de Goiás. Em Mato Grosso, o preço se manteve estável.

Sair da versão mobile