Pesquisadores da Fepagro falarão, ainda, sobre o cultivo intensivo de peixes em tanque rede, tilápia em tanque rede para agricultura familiar, avaliação de programas de remanejamento de populações atingidas por hidrelétrica, avaliação de cultivares de milho e trigo para a safra 2008/2009, qualidade de sementes, importância da inter-relação inseto-planta, abelhas sem ferrão e polinização.
Também serão apresentadas as perspectivas de utilização comercial do butiazeiro, palmeira Jussara: ações da Fepagro no Litoral Norte, uso do amitraz como carrapaticida no RS, inovação tecnológica do Centro de Pesquisa Veterinária Desidério Finamor, ocorrência da lepto bovina nos últimos 11 anos, epidemiologia e distribuição do herpes vírus tipos 1 e 5, sorologia de herpes vírus bovino e performance reprodutiva dos rebanhos vacinados e não vacinados.
No dia 4 de setembro está previsto o lançamento do Boletim Técnico “Zoneamento Agroclimático da cana-de-açúcar no RS”.
Trabalhos
Paralelamente as atividades na Casa da Fepagro, a instituição participa dos Caminhos da Integração, espaço em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Emater/RS-Ascar.
No local, serão montadas unidades demonstrativas de trabalhos com aqüicultura e pesca, fruticultura, agricultura familiar, agroenergia, solos e fixação biológica de nitrogênio. A Casa da Fepagro está localizada na Quadra 13, em frente à pista principal, e os Caminhos da Integração, Quadra 37, no Parque de Exposições Assis Brasil.