Feriado deve intensificar procura por gado de corte, indica Scot Consultoria

Analistas afirmam que frigoríficos têm dificuldades de encontrar animais terminadosO feriado desta sexta, dia 7, deve aumentar a necessidade de compra pelos frigoríficos no mercado do boi gordo. De acordo com a Scot Consultoria, com uma dia útil a menos para negociação e abates, as negociações tendem a se intensificar.

Segundo os analistas da Scot, a maioria dos frigoríficos da região central do País sente dificuldades em comprar boiadas terminadas. As escalas de abate estão heterogêneas, porém, boa parte das programações está curta.

O contrário, no entanto, ocorre no Rio Grande do Sul, onde existe forte pressão de baixa sobre os preços e boa disponibilidade de animais. Essa tendência também se repete em Mato Grosso do Sul, onde os negócios com patamar de R$ 91,00 a arroba à vista já são frequentes.

Carne

Com as recentes altas no preço do boi gordo, os reajustes nos custos têm sido repassados para a carne no atacado. A indústria tem usado os dois mercados, carne com osso e desossada, para equilibrar e manter as margens boas em relação a 2011.

No mercado atacadista de carne com osso houve valorização para todas as peças nesta semana. A oferta de carne nas indústrias está enxuta e não tem acompanhado a demanda.

O boi casado de animais castrados tem sido negociado por R$ 6,54 o quilo e acumula alta de 10,8%, comparado ao preço de 30 dias atrás. Os preços dos cortes no mercado atacadista de carne bovina sem osso também iniciaram o mês com alta, com valorização de 3,9% nos últimos sete dias.

Em relação à primeira semana de agosto, os preços estão 7% maiores, com cortes como coxão mole e alcatra com altas de 10%.